segunda-feira, 9 de junho de 2014

Hoje vamos falar de uma das sambistas mais carismáticas da música brasileira, Maria Rita!
Maria Rita Camargo Mariano (São Paulo, 9 de setembro de 1977) é uma cantora e produtora musical brasileira, filha da cantora Elis Regina e do arranjador e pianista César Camargo Mariano.


Maria Rita iniciou sua carreira com cerca de 24 anos, apesar de querer cantar desde os quatorze. O peso da carreira da mãe, bastante famosa no Brasil, influenciou o adiamento de sua obra. Segundo a própria: [...]sempre tive a consciência de ser a única filha mulher de uma grande cantora[...]. Antes de se tornar cantora profissional, ela fez um estágio em uma revista para adolescentes, tendo se formado em Comunicação social e estudos latino-americanos naUniversidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. O sucesso veio à altura de seu talento e consagrou-se como novo ícone da MPB, parecia que o mundo aguardava sua decisão de entregar-se á sua missão de emocionar pela voz e interpretação.
Ganhadora de dez prêmios Grammy Latino, incluindo Grammy Latino de Melhor Artista Revelação (única brasileira a vencer essa categoria), também já ganhou dois Prêmio Multishow de Música Brasileira, entre outros prêmios nacionais. Maria Rita já vendeu mais de 4 milhões de CDs e DVDs, somente no Brasil. Maria Rita é mãe de Antônio nascido em 2004, fruto do seu relacionamento com o diretor de cinema Marcus Baldini. Atualmente é casada com o músico Davi Moraes, e são pais de Alice, uma menina nascida em 10 de dezembro de 2012.
Antes de lançar o primeiro CD, foi a vencedora do Prêmio APCA de 2002 como Revelação do ano. Seu primeiro disco, "Maria Rita", lançado em setembro de 2003 vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo. O primeiro DVD, com o mesmo título e que foi para as lojas na primeira semana de novembro daquele ano, chegou rapidamente à marca de 180 mil cópias. Ambos foram lançados em mais de 30 países, incluindo Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia,Dinamarca, Equador, Finlândia, França, Inglaterra, Itália, Japão, Coreia do Sul, República Tcheca, México, Países Baixos,Noruega, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan e Venezuela. Maria Rita conseguiu, no Brasil, um Disco de Platina Triplo e um DVD de Diamante; em Portugal, CD de Platina.
Além do reconhecimento de público e de crítica, Maria Rita venceu, em 2004, o Grammy Latino nas categorias Revelação do Ano (Única brasileira na história), Melhor Álbum de MPB e Melhor Canção em Português ("A festa"); o prêmio Faz a Diferença, oferecido pelo jornal O Globo; o troféu da categoria Melhor Cantora do Prêmio Multishow; e o Prêmio Tim nas categorias Revelação e Escolha do Público. A canção "Encontros e despedidas", do seu primeiro CD, foi tema da novela "Senhora do Destino".



O aprendizado para Maria Rita se deu de maneira instintiva e informal. Segunda ela, quando era jovem, pediu que o pai a ensinasse a tocar piano. Diante da negativa do pai, perguntou se o problema era ele não ter tempo, ao que o pai lhe respondeu que, se a questão fosse tempo, ele o conseguiria. O problema é que ele "aprendera sozinho". Segundo Maria Rita, aquele diálogo fez com que ela entendesse que deveria seguir o mesmo caminho paterno, aprender por si mesma, sem uma instrução musical formal. Apesar disso, a cantora mais tarde, já profissional, tomou aulas de canto, para aperfeiçoar sua técnica e respiração, porque depois dos shows estava ficando rouca.
Em setembro de 2005, chegou às lojas o seu seguinte CD: "Segundo", que foi marcado pela grande polêmica dos Ipods. A gravadora da cantora na época presenteou alguns críticos musicais, com a intenção de influenciar positivamente na opinião desses críticos. O caso teve grande repercussão quando um crítico musical da Veja não aceitou o agrado, e denunciou a prática na revista. Mesmo assim, a qualidade real do trabalho era inegável e o CD e posterior DVD foram sucesso de público, além de críticas nacionais e internacionais. O primeiro single foi "Caminho das águas". Juntamente com a pré-venda do CD em lojas online, foi feita a venda digital do single "Caminho das águas", algo pioneiro no mercado brasileiro de discos. A grande quantidade de downloads causou congestionamento na data de lançamento. O CD foi produzido pela própria cantora juntamente com Lenine.


Em 2012, quando se completa 30 anos da morte de Elis Regina (mãe de Maria Rita), a cantora fez uma série de homenagens com o show "Viva Elis" patrocinado pela empresa de cosméticos "Nivea". A ideia inicial, do projeto encabeçado pelo seu irmão João Marcelo Bôscoli, foi fazer 5 show gratuitos pelo Brasil e que reuniu um publico de cerca de 400 mil pessoas pelas cidades (Porto Alegre, São Paulo, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) em que passou. Logo após o show a cantora anunciou ter largado a sua gravadora antiga, a Warner Music, e assinado contrato com a Universal Music.
O carinho e enorme receptividade do público com a Homenagem à Elis, criou um movimento imenso em redes sociais solicitando a continuação dos shows para os inúmeros fãs que ainda não tinham tido a oportunidade de ver o show. Maria Rita cedeu aos pedidos tão emocionados e junto com o anuncio de sua segunda gravidez, fruto do casamento com o músico Davi Moraes (que se juntou à banda da cantora durante essa turnê), Maria Rita anunciou novas datas para homenagem à mãe - agora intitulada de "Redescobrir" - uma turnê que iria permitir chegar em outras cidades e públicos que muito solicitaram durante o Viva Elis. A Nivea continuou presente na nova Turnê, agora patrocinando com outras empresas. Movida pela emoção do espetáculo e pelos contínuos pedidos, concordou em lançar CD e DVD. Assim, a gravação do DVD "Redescobrir", pela Universal Music, foi anunciada para ocorrer na capital de São Paulo nos dias 10, 11 e 12 Agosto no Credicard Hall. A data do lançamento do CD (em edição de CD duplo) e DVD foi no dia 6 de novembro de 2012 (Versão Digital) e no dia 9 de novembro de 2012 nas diversas lojas, ficando imediatamente nas listas dos mais vendidos. Em apenas dois meses de lançamento do CD e DVD, sem a divulgação do trabalho na mídia pela cantora, que estava de licença maternidade, tanto o CD quanto o DVD conquistaram a platina.


Discografia
2003
2005
2007
2011
2012
Redescobrir
2014
Coração A Batucar







Nenhum comentário:

Postar um comentário